quarta-feira, 30 de junho de 2010

INSS em Números 2010

Baixe daqui os dados sobre o INSS para estudos e pesquisas:

Janeiro-2010 (download)
Fevereiro-2010 (download)
Março-2010 (download)
Abril-2010 (download)
Maio-2010 (download)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Que venha a greve, mas com gana de greve!

Enfim, a greve. Um momento de luta, mas que nos obriga à reflexão. Sucumbimos à vingança sindical contra a ousadia de dar um jeito no caos do auxílio-doença; sucumbimos à ira recalcada contra a profissionalização e valorização da categoria médica, particularmente médico-pericial. Sucumbimos à soberba de nossos representantes, ao isolamento político, aos colegas que ocupam cargos diretivos e exercem autoritarismo fisiológico. Sucumbimos à má escolha eleitoral (sem significar necessariamente que a outra chapa seria a ideal), à não renovação de lideranças. Sucumbimos à indefinição da classe quanto ao modelo ideal de carreira.  Faltam propostas, faltam negociadores (o atual queimou-se ao longo dos processos anteriores, tem muitos inimigos pessoais), falta categoria unificada em torno de uma proposta legítima e defensável, de interesse público. Fomos coagidos a deflagrar greve por nada mais haver a fazer nas circunstâncias.

Tenho sido perguntado e não sei responder; se é difícil ser contra greve diante de tantas chibatadas, não é fácil também apoiá-la, pois veio tardia e não propõe mudanças estruturais na carreira, como fim da gratificação e elevação ao patamar de carreiras subsidiadas, principalmente. Nunca se falou nisso! Quem quer mesmo fazer greve não se preocupa tanto com que a mesma seja julgada assim ou assado. Se a causa é justa, vai com tudo! Isso é greve! Incomoda ver o excessivo zelo legalista e menos preocupação em exaltar as injustiças que levam à radicalização. Será que veremos caravanas dos doutores na rua, ou melhor, em Brasília, ou será que tudo ficará hierarquizado? Não basta parar, é preciso pressionar o governo, conquistar a confiança e engajamento real dos grevistas. Oxalá não seja mais um fiasco, pois não temos como assimilar.
A Sra Ivani Bassotti envoiu-me correspondência em que nega ter agredido uma médica do estado de São Paulo. Leia

sábado, 19 de junho de 2010

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dizem os búzios

Possibilidade de veto: 110%.
Greve, só se o risco for zero, portanto não haverá. Aliás, talvez de um dia para justificar o chamado ($).
600 mil para marketing pessoal, aguardem.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Denuncia arquivada

O factóide criado em 2008 para me caluniar como fura-greve foi analisado por um colegiado isento e qualificado. Quase dois anos depois, é a primeira manifestação externa sobre a questão: O CRM-MG arquivou a denúncia de fura-greve feita pelo presidente da ANMP contra o vice que cassou. Decisão unânime dos conselheiros não deixa dúvidas quanto à impropriedade da acusação absurda que só encontrou eco em alguns mal intencionados ou incautos (não poucos). A sindicância 6639/2009, composta de centenas de páginas de acusação, foi julgada improcedente e arquivada em 14.05.2009.