Os residentes ensinam como fazer greve. Esta é a forma correta: ir à luta, tirar o pijama e falar direto com a população, buscar seu apoio, expor suas idéias e argumentos. Greve jurídica não pode ter sucesso; Greve cuja razão principal é subtraída também não.
Analistas qualificados, como o próprio presidente do INSS, concluem que a greve dos peritos é, no fundo, por melhoria salarial e que a pendenga é consequência direta da péssima negociação de 2008. Se o presidente Valdir Simão tiver dito isso que lhe é atribuído em e-mail que circula entre peritos, terá dito uma indiscutível verdade.
Em 2008, o movimento de base para pressionar e negociar foi convocado pelo então vice-presidente que defendia a remuneração por subsídios e o debate aberto. Foi desautorizado, chamado de "sindical demais" e sumariamente expulso em razão disso, não influindo nas negociações que correram por responsabilidade dos Drs Argolo, Maria Lúcia, Benedetto e Regina Célia. Todos se lembram dos acordos de bastidores, forma de trabalhar exaltada pelos negociadores de então.
Para completar, os delegados da época submeteram-se à arbitrariedade ilegal perpetrada por parte da diretoria, sem perceber que estavam matando a associação que não pode conviver com arbitrariedades e violências como a que aprovaram.
O resto é consequência.
Este mês ainda me desfilio desta ANMP, estamos no bico do urubu depois da decepção da AGE de ontem. Meu dinheiro de mensalidade estes abutres não veem mais, vão me acompanhar mais 4 colegas peritos que também estão p. com o que aconteceu com a carreira. Já deu...
ResponderExcluirEsta última do Argolo foi de amargar, já sabia que o cara é ruim mas nesta greve agora ele se superou na ruindade e falta de preparo.
ResponderExcluirSó espero que mudemos esta direção da ANMP em 2011. Ninguém suporta mais tantas derrotas e humilhações, desde 2008 é uma atrás da outra, o Argolo não deu uma dentro e transfere a responsabilidade para os delegados, a maioria frouxa mesmo.
Mas que líder é este que não assume suas responsabilidades, na vitória ou na derrota?
Quero uma ANMP diferente em 2011, quero uma carreira renascida e fortalecida, assim não dá mais.
Passo sempre pelo blog do Dr Eduardo (alô, abraços). Grande gastro de BH!
ResponderExcluirCostumo dizer que tive duas felicidades junto ao INSS: o dia em passei no concurso em 2005 e o dia em que me exonerei do INSS em 2006 para assumir um cargo de oficial da Saúde da Aeronáutica. Acho que é assim com todo mundo que já teve a oportunidade de trabalhar no INSS, até mesmo entre os servidores administativos.
Vendo as confusões pelas quais vocês têm vivido, tenho certeza absoluta de que fiz a escolha certa.
Fica a minha solidariedade aos colegas, bravos lutadores desta carreira tão difícil e tão pouco valorizada pelo governo.
Tem gente que não honra as calças. Ouvi de um delegado que esteve na AGE última que a direção da ANMP soprou no ouvido dos delegados para porem fim à greve, seria "melhor" para todos.
ResponderExcluirÉ por estas e outras que sai da associação há 2 anos.Logo no início desta greve sabia que daria neste fiasco total. Sem comentários.