segunda-feira, 10 de maio de 2010

E-mail de um concursado em dúvida

Sun, 9 May 2010 00:54:01 -0300, "GM" escreveu:

Caro Dr. Eduardo Henrique, acompanho o seu blog sobre os peritos.... sou médico dermatologista, do Rio de Janeiro; fui aprovado neste último concurso para médico perito do INSS, pra Gerência Executiva de Duque de Caxias. Porém estou acabando agora no fim de maio o Curso de Formação de Oficiais da Aeronáutica (realizado em Belo Horizonte). Gostaria da opinião do senhor acerca das perspectivas futuras da carreira de Médico perito...acerca da possibilidade de se tornar uma carreira de Estado, e portanto receber por subsídio..talvez se equiparando ao salário de outros peritos federais.....e também acerca da jornada de trabalho...voltará a ser de 6 horas? Estou na dúvida se vale a pena largar a Aeronáutica (minha vaga é pro Rio de Janeiro mesmo) ou continuar ....ou mesmo tentar conciliar os dois concursos......
           Grato ,
                         G M


Olá G, parabéns por suas conquistas!

Sua pergunta é difícil. O Estado não tem uma política definida sobre perícia médica previdenciária. Continuamos sendo um "mal necessário" e não agentes públicos a serviço da cidadania. A valorização ou não da carreira dependerá da própria categoria, principalmente. Precisamos fomentar o debate sobre o nosso papel, buscar alianças, apoios, esclarecimento público. Isso não tem sido feito e perdemos muito espaço de 2008 pra cá. O governo petista pensa em pulverizar o poder (=autoridade técnica) do perito e favorecer sua marca clientelista e populista. O governo PSDB terá viés fiscalista, ao que tudo indica. A gestão de despesas nunca foi valorizada por eles no passado. Assim, não sei dizer se esta carreira tem futuro ou não.

Eduardo Henrique R Almeida

6 comentários:

  1. Diante das incertezas da carreira de perito, que vem naufragando desde 2008, penso que para o colega é melhor a Aeronáutica, pelo menos lá ele é respeitado e valorizado, também sou militar e sei do que falo.

    ResponderExcluir
  2. Não há duvidas. Claro que a aeronáutica. O INSS não merece ter médicos.

    ResponderExcluir
  3. Também acho que não há futuro nesta carreira de perito, o brasileiro é um povo acostumado a enxergar tudo como assistência social, sem educação previdenciária. O governo mesmo não sabe da missão dos peritos e o INSS odeia os seus médicos. Vai para Aeronáutica, meu filho!
    Eu fiquei dois anos neste INSS e foi a maior perda de tempo de minha vida, dei graças a Deus o dia em que pedi exoneração, fiz um festão!

    ResponderExcluir
  4. Aeronatica,sem duvida. Fiquei quase 5 anos nesse emprego. Valeu para poder terminar a minha pos-graduacao. Pedi exoneracao ha 5 meses e nao me arrependo. Como disse um dos colegas, o INSS nao merece os medicos que tem.

    ResponderExcluir
  5. O INSS, parece-me, virou um refúgio para os antigos em fim de carreira, pessoal com, 20, 25 anos de serviço público que ter os últimos anos por lá para poder se aposentar. Os mais novos que entraram estão abandonando a casa, entram, ficam um tempo, passam em coisa melhor e vão embora. Está a virar um concurso-cassino, ou concurso-motel, um entra e sai louco. De fato o INSS não merece os bons peritos que tem...estes tentaram por ordem na casa e morreram na praia, vendidos pela ANMP atual. Que triste fim!

    ResponderExcluir
  6. O governo queria que o perito ficasse só ali homologando a canalhice de sempre dando dinheiro pro povão vadio. Os novos peritos não entenderam e quiseram fazer o trabalho direito. Tome fumo.
    Não conheço nenhum que saiu que esteja insatisfeito. Alguém da imprensa... Pergunte ao INSS quantos peritos pediram demissão só esse ano... Fique o governo sem peritos e o povo analfa que se dane lutando por essa miséria.

    ResponderExcluir

Comentário livre. Os comentaristas devem se identificar e se responsabilizar pelos conteúdos postados.