quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Paim propõe audiência pública para discutir o trabalho do perito médico




A função do perito médico no Brasil será tema de audiência pública na Comissão de Trabalho e Previdência do Senado Federal, de acordo com proposta feita pelo senador gaúcho Paulo Paim. Ele recebeu representantes do Sindicato Médico do RS (SIMERS) em seu escritório, em Canoas, na última quinta-feira, 24, que foram buscar apoio para a valorização do trabalho de 15 mil profissionais, sendo que cinco mil estão ligados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Vamos dar visibilidade e apontar caminhos para o tema, que interessa milhões de brasileiros”, afirmou Paim.

A conselheira do SIMERS, Clarissa Bassin, e as peritas Luciana Coiro e Dionara de Souza, reforçaram ainda a necessidade da realização de uma conferência nacional sobre a Previdência, ampliando o debate iniciado no Estado, onde aconteceu o Fórum Brasileiro de Perícia Médica, em Porto Alegre, no final de agosto. As médicas entregaram documento produzido no evento, com as principais reivindicações da categoria, criada em 2004, que busca autonomia em uma função na qual é cobrada a produção e não a qualidade. “A população nos tem como inimigos, pois acha que beneficiamos o governo, enquanto o governo acha que beneficiamos a população”, explica a médica.

Luciana Coiro explicou ao senador que o médico que atua no INSS cumpre com 24 perícias por dia, com 20 minutos para atender cada segurado. Após cada avaliação, o perito ainda precisa produzir um laudo detalhado, mas o tempo reduzido e falhas no sistema comprometem o trabalho. “Temos até mesmo um parecer do Conselho Regional de Medicina que afirma não poder existir tempo determinado para as perícias, pois cada caso é único”, conta a médica.

FONTE: Imprensa/SIMERS; FOTOS: Viviane Dreher/SIMERS

(1.332)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário livre. Os comentaristas devem se identificar e se responsabilizar pelos conteúdos postados.