sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Quem não se comunica se trumbica


09.10.2009 Perícia Médica do INSS tem atuado junto às procuradorias em todo o país, fato que mudou drasticamente o índice de sucesso dos procuradores nas ações que envolvem lides entre segurados e Previdência.

Curiosamente, o Relatório de Gestão do INSS-2008 não faz a mínima referência a esse papel dos seus peritos médicos.

No II Congresso Brasileiro de Perícias Médicas Previdenciárias foi apresentado um trabalho de colegas de Campinas dando conta de que o habitual era o INSS ganhar apenas 10% das ações sobre benefícios por incapacidade. Com a atuação dos peritos como assistentes técnicos, o índice mudou para 90%!

Em palestra recente, o procurador chefe em Belo Horizonte comunicou números semelhantes.

Agora, a perita médica da Gerência Executiva Maceió, Germana Veloso Machado Guerra de Morais teve seu trabalho “Assistência técnica e o impacto na redução de ações para o INSS” classificado entre os 20 finalistas do 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

"Como resultado da ação dos peritos médicos, observou-se uma grande economia para o INSS. O trabalho produziu uma reversão da sentença judicial de 81% nos casos de auxílio doença e 25,2% em aposentadoria por invalidez. Este resultado representa um ganho significativo para o INSS, considerando que anualmente registra-se uma média de 15 mil processos contra o Órgão, sendo que 70% dos casos são de benefícios por incapacidade", destaca matéria da intranet do INSS. É o Judiciário ratificando a qualidade da perícia previdenciária.


É fundamental que nos lembremos do grande comunicador (que também era médico) Chacrinha e passemos a dar cada vez mais visibilidade ao trabalho pericial, uma vez que os empregadores dos peritos têm receio de "encher a bola" desta categoria, em particular.

(1.375)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário livre. Os comentaristas devem se identificar e se responsabilizar pelos conteúdos postados.