segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Bélgica

Pesquisando no MEDLINE, verifiquei que a Bélgica reconheceu uma nova especialidade médica: Medicina Securitária.
Quem quiser especializar-se pode fazer um curso na Universidade de Flanders que o titulará como "Master of Insurance Medicine and Medico-legal Expertise."
FONTE: Journal Of Insurance Medicine (New York, N.Y.) [J Insur Med] 2008; Vol. 40 (3-4), pp. 212-7.
Ainda sobre a Bélgica, destaco um trabalho recente e interessante intitulado "The attitude of Belgian social insurance physicians towards evidence-based practice and clinical practice guidelines." O estudo demonstra que, "embora a maioria dos médicos sejam receptivos à medicina baseada em evidências (MBE) e guidelines, seu uso na medicina securitária é baixo atualmente. É importante superar a inércia que limita o uso de MBE e pesquisar mais em MBE em medicina securitária. Fontes disponíveis de MBE de qualidade, atualmente originárias de outros campos da medicina, devem ser estruturadas para medicina securitária", conclui o artigo.
FONTE: BMC Family Practice [BMC Fam Pract] 2009; Vol. 10, pp. 64
Outro trabalho, agora holandês, destaca "Medicina baseada em evidências, um método detalhado de suporte às decisões clínicas usando evidências, tem sido ferramenta das especialidades clínicas, mas ainda não na medicina securitária".
FONTE: Occupational Medicine (Oxford, England) [Occup Med (Lond)] 2008 Mar; Vol. 58 (2), pp. 83-7.
Tanto lá como cá faltam boas diretrizes para medicina securitária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário livre. Os comentaristas devem se identificar e se responsabilizar pelos conteúdos postados.