terça-feira, 29 de setembro de 2009

Roda que roda




A roda já foi inventada. Convivemos tanto com ela que não nos damos conta de sua presença em muito do que fazemos. Também sabemos que três pontos determinam um plano, assim três rodas põem um triciclo estável no chão, pronto para andar, mais rápido ou mais devagar, mas sempre estável e bem apoiado.
Quem inventou a roda pensava que ela sempre rodaria; mas não é bem assim. É preciso alguém para transmitir energia à roda, fazendo-a rodar. E isso, às vezes, é o mais difícil, assim como alinhar as rodas para a mesma direção, lubrificar suas engrenagens.
Falar em qualidade é como falar do triciclo pronto, a excelência em triciclos! A qualidade é o resultado de fundamentos postos em prática, portanto voltemos às rodas. A qualidade em perícia médica/medicina legal pressupõe preparo, autonomia e ambiente, lutem pelos três e terão a qualidade como consequência, uma espécie de brinde pela boa luta por permanente qualificação, autonomia técnica profissional e estrutura física e material apropriadas são uma base estável para o nosso triciclo.
Rodas emperradas não giram, falta força motriz, falta empenho nos fundamentos, falta decência para se pretender excelência. É preciso voltar para recuperar a dignidade profissional perdida em reuniões de gabinete que resultaram em perda de controle sobre a própria profissão, carga excessiva, horário excessivo, remuneração aviltante. A história passou ao largo e não tinhamos sequer um triciclo para acompanhá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário livre. Os comentaristas devem se identificar e se responsabilizar pelos conteúdos postados.