quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Primeiro de outubro ou primeiro de abril?



Temos data marcada para recuperar tantas datas perdidas. A data deveria ser para lançar as bóias ao mar e resgatar alguns náufragos, mas será usada para mais um blefe. Movimento é processo e, se é legítimo, começa pelas bases. Chamar as bases a portarem-se em apoio à elite é pedir para se jogarem ao mar. E sem bóia! Movimento se constrói com participação e debates; não com jantares de elite. Não existe o fio que liga a elite e a base, até porque foram comprados apenas 100 celulares, e estes não têm fio.
Um perito, um voto é o que exige o momento atual. Participação, debates livres entre todos que quiserem seria o único modelo que legitimaria algum movimento. Representação não é mera delegação e as pessoas querem participar (diferentemente de outros tempos).
Excelência é uma palavra muito forte, carregada de responsabilidades. Estamos longe da decência e não se tem feito muito para alcançá-la. Falar em excelência, portanto, é blefe, é usar a massa de manobra da patuléia para assustar o interlocutor que não se assusta mais porque sabe bem disso tudo. Mas, tudo bem, algo precisa ser feito para salvar a pele... da elite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário livre. Os comentaristas devem se identificar e se responsabilizar pelos conteúdos postados.