O presidente Lula sancionou em 18.09.09 a Lei proposta pelo Deputado Arlindo Chinaglia dispondo sobre as perícias oficiais. A lei está em sintonia com a recente I Conferência Nacional de Segurança Pública que deliberou sobre a diretriz de autonomia e independência técnica para esses profissionais. Foi a segunda diretriz mais votada (por apenas 1 voto).
A lei prevê regime especial de trabalho para os peritos criminais; nada mais justo do que reivindicá-lo também para os peritos previdenciários, medida que possivelmente será encaminhada via Associação Brasileira de Medicina Legal. Cabe a quem tem astúcia e percepção utilizar o discurso do poder, seus argumentos, para obter as justas conquistas.
O texto é curto:
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais para as perícias oficiais de natureza criminal.
Art. 2o No exercício da atividade de perícia oficial de natureza criminal, é assegurado autonomia técnica, científica e funcional, exigido concurso público, com formação acadêmica específica, para o provimento do cargo de perito oficial.
Art. 3o Em razão do exercício das atividades de perícia oficial de natureza criminal, os peritos de natureza criminal estão sujeitos a regime especial de trabalho, observada a legislação específica de cada ente a que se encontrem vinculados.
Art. 4o (VETADO) Art. 5o Observado o disposto na legislação específica de cada ente a que o perito se encontra vinculado, são peritos de natureza criminal os peritos criminais, peritos médico-legistas e peritos odontolegistas com formação superior específica detalhada em regulamento, de acordo com a necessidade de cada órgão e por área de atuação profissional.
Art. 6o Esta Lei entra em vigor 90 (noventa) dias após a data de sua publicação.
Brasília, 17 de setembro de 2009; 188o da Independência e 121o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro
Paulo Bernardo Silva (972)
Tarso Genro
Paulo Bernardo Silva (972)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentário livre. Os comentaristas devem se identificar e se responsabilizar pelos conteúdos postados.