sábado, 26 de setembro de 2009

I Jornada Mineira de Perícias Médicas






Terminou hoje o evento promovido pela Sociedade Mineira de Perícias Médicas, presidida por Dr Gerson Cavalcante Jr.
Estive lá e gostei do que vi e ouvi. Vivemos um momento de debates que sinalizam convergência para a compreensão de que perícia médica seja atribuição para especialista e que esse especialista seja o médico legista. Vejam o que disseram alguns dos participantes: 
O presidente da OAB-MG, Dr Raimundo Cândido Jr defendeu quadro próprio de peritos oficiais, lembrando que a Constituição Federal prevê assistência jurídica integral, inclusive os meios de prova.
O ex-presidente da ABML e professor da USP Daniel Muñoz, representado o atual presidente Dr Railton Bezerra de Melo, reafirmou o que havia dito em Porto Alegre, ou seja, que todas as perícias são médico-legais e que, desde sua gestão na ABML já há departamentos voltados para cada uma delas que precisam ser ativados.
O Desembargador do TJMG Nepomuceno Silva afirmou que "o grande juiz do fato, não do direito, é o perito". Outro jurista, o Professor Vinícius Mitre, questionou o desinteresse do Estado em profissionalizar "uma atividade como esta, vital", e concluiu "é temerário para a justiça que não se faça concurso para peritos do Estado".
O professor Demercindo Brandão, da Fac de Ciências Médicas de MG, lembrou que perito legalmente titulado perante a AMB é apenas o Médico Legista.
Foi interessante verificar na palestra do Dr Diogénes Vieira, que o IML de Belo Horizonte oferece aos médicos acesso a bibliotecas virtuais www.mdconsult.com e da www.bibliomed.com.br.
O corregedor do CRM-MG, Prof Cláudio de Souza, chegou a questionar porque ainda não se tem todos os peritos abrigados em uma especialidade.
Do ponto de vista científico, foi absolutamente fascinante assistir a Dra Adiana Zatti apresentando sua experiência com Necropsia Virtual, baseada em tomografia computadorizada muit sliced.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário livre. Os comentaristas devem se identificar e se responsabilizar pelos conteúdos postados.