segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Os peritos respondem

A categoria está enxergando qual a verdadeira bandeira para a hora: a compreensão da carreira como médico-legal. Muitos respondem o convite ao debate por e-mail. Vejam alguns no anexo, identificados apenas pelos estados.
Convido todos a opinarem sobre a proposta: Perícia, ato médico legal, dever ser carreira de Estado remunerada por subsídios e vinculada a órgão próprio, independente do órgão demandante da perícia?

Prezado Eduardo, Se é debate fora da ANMP, com cujas condutas em praticamente nada concordo, estou disposto a ajudar no que for preciso. ES


Quem sabe no próximo ano você volta para a nossa associação! Estamos sofrendo como nunca e a paciência está acabando. MG


Tenho acompanhado através do seu blog,mas para dizer a verdade, ando em total desilusão com perícia.Na próxima semana, estarei entrando com um mandado de segurança, para exigir do INSS a aplicação do MI 992, e pretendo cair fora deste universo que nos últimos tempos só me deu aborrecimento. MG


Tenho na sua pessoa uma grande admiração e respeito. Já tive conhecimento do seu blog pelo Fórum, mas confesso minha dificuldade com os acessos via e-mails, blogs, etc. Um grande abraço, votos de feliz 2010, com muita fé e esperança. MG


tenho grande interesse no tema. MA


Tenho todo o interesse no assunto. ES


Quero sim acompanhar o blog, vou acessar o e-mail residencial pois, ja cansado e desiludido com a ANMP, bem como com as pressoes do gebenim, tipo cobranças absurdas, suspensao de ferias premio, suspensao das ferias anuais, recusa na contagem de tempo para aposentadoria...etc..etc..estou pensando seriamente em me aposentar, e acompanharei no meu e-mail particular. MG


espero que você continue a pavimentar os caminhos para o reconhecimento e valorização desta função tão dificil. Estou na previdência desde 2006 e o meu "deadline" no INSS será de mais um ano, é o que me propus suportar na espera de uma resolução. SP


Tenho muita simpatia com a sua pessoa. Sou do concurso de 2005 e lembro que na mensagem de vídeo de boas vindas da ANMP em que você apareceu durante o curso para peritos, alguém atrás de mim falou: "este é o cara!". Isto ficou guardado em mim!
Adoro Medicina Legal, tenho livros e sempre tive um sonho de ser legista ou atuar nesta especialidade. Quem sabe que esta atividade médico-legal não ajuda a minha realização pelo menos em parte, né? RJ


Tenho interesse sim pelo o assunto. também em acompanhar, colaborar, ser informado. Pois é por demais pertinente e racional o sentido deste movimento, por ser fundamental a nós peritos previdenciários. CE


Conheço sua luta de longa data e tenho muito respeito por você, pode continuar mandando email, não me sinto de forma alguma incomodado, de fato, já estou visitando sua pagina. PR


Já acompanhava seu Blog há algum tempo (membro da comunidade do Leandro Presumido no NING). Como sempre seus textos são criativos e bem elaborados. Já havia dito isso antes: o senhor era o cérebro da ANMP. GO


Tenho frequentado com regularidade o seu blog, é fato que, às vezes, sem realizar o login, e pretendo continuar a fazê-lo, uma vez que a discussão sobre a perícia enquanto "atividade médico-legal" me parece o viés mais adequado de abordagem da questão. MG


tenho muito interesse pois acho que realemente a nossa area é dentro da medicina legal. Não consigo acessar no trabalho o teu blog. temos restrição.... tiraram antes o acesso a internet pois não era permitido para os estagiarios... portanto para os medicos tambem não...RS


Já acesso regularmente seu Blog e aprecio seus artigos. Também divulgo-o. Temos que iniciar outra frente de luta, porque e ANMP, por enquanto, já era. MG


Acho que já estava passando da hora este debate. PI


Acompanharei com interesse este debate pois é uma das formas que pode dar valorização da nossa atividade. RS


Cumprimento-o pela luta a favor da categoria e pelas bandeiras que carrega em nosso nome. MG


Fico feliz em receber suas informações. Aliás, sempre atuais e pertinentes a nossa categoria. Obrigado pela consideração. Sempre disposto a ajudá-lo desde já agradeço. RS


Adoraria ter a oportunidade de debater sobre este tema e outros e, assim, aprender mais. Para médicos como eu que não tiveram formação academica (antes de 2005 não sabia que seria perito) em CONDUTAS PERICIAIS restou apenas o estudo solitário com livros do tema (adoro estes), no entanto, estes são privados da hermenêutica calorosa.
A discussão seria de grande valia. Há cerca de 3 anos venho me interessando a cada dia mais em entender exatamente sobre o que sou e que faço no INSS. Perguntas que aparentam ser simples mas tem respostas complexas.
Quanto ao seu blog. sou seu admirados. Frequento diariamente. De maneira alguma isso seria incomodo, aliás, sinto-me privilegiado.
Entristece o fato de O INSS NÃO TER NENHUM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO EFETIVO POIS sempre gostei de academicismo e acredito na força do conhecimento. O conhecimento nos protege e nos dá autoridade. A ANMP poderia há anos ter lutado por isso e realizado este debate. Se o tivesse sido feito vários problemas teria sido evitados.Desde conflitos administrativos e éticos, exonerações e até agressões. Toda categoria poderia crescer. A preocupação contínua com questões políticas parece ter apagado os temas mais interessantes.
Dezenas novos peritos como eu, precisam e querem aprender as bases da prática e seus conceitos.
Parabéns mais uma vez pela inciativa.
Gostaria de divulgar para outros colegas a sugestão. RN


Tenho interesse sim e vou ler sobre o assunto... MG


o debate muito me interessa pois como médico legista de formação e perito judicial louvado sinto-me fora do contexto do pleito da ANMP.
Prometo acessar de outro local o site em questão pois daqui não há como fazê-lo pelo cabresto que você já conhece! PA


Ótimo! Estou nesta com você. ES


Me envergonho de ser Médico Perito,sendo comandado por uma corja e sem qualquer liderança,ganhando muito menos que qualquer office boy das camaras de Brasilia. RJ


Após 30 anos de espera e muito provavelmente meu último Natal como perito, vejo meu sonho, meu velho sonho de ser realmente um Perito, dentro da minha 2ª casa, na qual passo 10 horas por dia e ainda fico pensando nela mais algumas quando saio, vejo nestes últimos dias este sonho se desvanecer. Alguns (uma minoria) conseguiram transformar de forma radical e definitiva a carreira de Perito, em carreira "de peritinho de bico". RS


Sou muito grato por tudo que fizeste e pelo que ainda faz em favor da  Carreira de Perícia Médica Previdenciária e diariamente acesso seu blog.  Precisamos muito de você.
Tenho grande interesse de receber informações por e-mail sim.
Meu e-mail particular é *** ; celular ***
Abçs, e Feliz 2010.
Conte comigo. RJ


Estamos nessa, meu Doutor. RS


Para mim foi uma grata surpresa receber o teu e-mail, uma vez que acompanho assiduamente as tuas postagens no blog, admirando a sensatez do pensamento ali exposto. Saúdo a iniciativa e espero que possamos juntos algum dia, quem sabe, alcançar o reconhecimento e o espaço que a nossa carreira merece. PE


Sou do mesmo entendimento com relação a atividade médico-legal em relação à perícia médica previdenciária. MG

Costumo acessar seu blog, aprecio suas reflexões e me interesso pela discusão. RS

Prezado Eduardo Henrique, primeiramente quero lhe agradecer pelo convite e que partilho de sua luta em prol da classe dos medicos peritos previdenciarios. Atualmente, me encontro afastado das nossas lutas de classe devido a problemas particulares que enfrento, mas que em breve acredito que ficarei livre deles e me colocarei a disposiçao. RJ

Agradeço seu contato e vou acompanhar os posts de seu blog. SC

Li o seu artigo e até já tinha comentado com o *** sobre o texto sóbrio e equilibrado, além de pertinente. Concordamos plenamente. Estaremos acompanhando. MG



estou interessado nesta proposta e vamos manter contato. ES


estou ciente do seu blog, que é de muito bom gosto e que faço questão de acessar regularmente, além de indicá-lo sempre que possível. AC


farei o acesso ao blog para me inteirar do movimento que muito me interessa, já que além de atuar na previdencia sou perito legista há quase vinte anos alem de atuar como perito judicial, sendo a atividade madico pericial e suas particularidades de bastante interesse para mim. PE

Tenho interese em acompanhar este debate. Desta forma, espero receber notícias do desenrolar das discussões. BA



considere me seu fiel aliado, tambem concordo com isto e perdi minha fé na ANMP desde a nosso ultimo movimento, abandonei tudo , nem acesso os emails da ANMP , mas se voce necessita de suporte VAMOS A LUTA, conte comigo , sei que poderei ajudar. SP

12 comentários:

  1. Também acho que o grande viés da carreira é o caminho da medicina legal.O nosso trabalho é médico-legal e temos que mostrar isso para sociedade e forçar a nossa saida do INSS.
    A Previdência é um orgão que não nos quer e não nos merece.
    Sugiro que nos agrupemos em torno da ABML.
    Conte comigo nessa luta.

    ResponderExcluir
  2. Acho que a criação de um instituto de perícia federal seria o grande avanço da carreira. Juntos, profissionais poderiam servir ao INSS quanto ao regime geral da previdência, polícia federal, justiça federal, autarquias federais interessadas em perícias administrativas. Tenho convicção que se alguém puxar a fila haverão seguidores e apoiadores. Um grande apoio em potencial está no judiciário federal, seja nas varas da fazenda ou nas trabalhístas, as quais enfrentam grandes problemas com a falta de peritos qualificados.
    Resta saber onde está o " alguém" a puxar a fila.
    Quém se habilita?

    ResponderExcluir
  3. vale a discussão.espero por uma carreira valorizada.talvez seja esse o caminho.A criação de um instituto de pericia federal seria uma grande conquista. Na medida provisoria de 2008, salvo engano, não foi falado nessa atribuição do perito medico do INSS em fazer pericia para servidor publico?

    ResponderExcluir
  4. estamos esperando sua volta para a anmp em 2011. MG

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante a idéia... Mas eu já comentava sobre isso lá pelos idos de 2007, no Fórum da ANMP, durante algumas das minhas "catarses". Naquela época minha atuação era muito mais intensa, e eu já havia criado tópicos divagando acerca da instituição de um "Departamento Federal de Perícia Médica", vinculado ao Ministério da Justiça. A atividade de Perícia Médica Previdenciária já é, por si só, um ramo da Medicina Legal. A necessidade de autonomia é indiscutível. Seria extremamente importante para o reconhecimento da Categoria, para o seu desenvolvimento e a sua valorização, cortar os "laços" com o INSS, uma autarquia infestada por elementos técnica e eticamente deteriorados, que não têm escrúpulos e não vislumbram nem desejam coisas positivas para a Perícia Médica. Tornar-se livre da influência negativa de "bruncos" seria realmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  6. Me lembro, Adriano. Sua idéia evoluiu. Vamos, todos nós, torná-la realidade!

    ResponderExcluir
  7. Caro Eduardo, opinião sobre anonimato nada acrescenta em nossas dicussões. A liberdade de opinião é constitucionalmente garantida, quando fora do anonimato. Portanto, não há razão para alguém opinar sem a dignidade em assumir sua opinião.
    Em defesa de credibilidade e transparência, sugiro não publicar nada sobre anonimato, pois é assim que se comportam os órgãos mais sérios, aí incluído alguns blogs.

    ResponderExcluir
  8. Orestes,concordo com você,é melhor que os comentários sejam assinados.

    Mário Dimas / Pouso Alegre / Uai

    ResponderExcluir
  9. EHRA, a que distância estamos dessa "realidade"? Não encare como uma expressão de pessimismo. Em verdade estou sendo bem realista e embasado em minhas crenças atuais. Estou cansado mental, física e psicologicamente. Financeiramente estou arruinado. As coisas que vivi e presenciei durante quase quatro anos na atividade médico-pericial, a "convivência" com gente de caráter no mínimo duvidoso, as perseguições, pressões, sujeiras etc. Tudo isso contribuiu para que meu estado chegasse a um nível de deterioração catastrófico que culminou com a falência deste organismo em diversos aspectos. Estou somente esperando o fim inevitável...

    ResponderExcluir
  10. Adriano e demais colegas:

    Quem disse que será fácil ?

    É impossível ? Não...nada é...
    Sabe como vejo este caminho ? Como algo que perseguirei por acreditar ser o correto, mas sempre achei que talvez nem usufrua destes frutos quando vierem. Talvez algo de bom que saia disso seja para as gerações futuras de peritos.

    E o fato de ser difícil e muito demorado me tira a vontade de ir atrás da idéia ? Não !! Isso que é legal !! Isso que move: enfrentar a dificuldade e ver lá longe a possibilidade de a superar...só porque era o certo a fazer.

    Abraços, Luciana Coiro

    ResponderExcluir
  11. Bom, conheço o Dr Eduardo desde o treinamento pericial em 2005. A sua luta incansável por um carreira de Estado, vigorosa, foi abortada pela captura da ANMP por gente...deixa para lá...

    Estive na carreira pericial em 2005/2006 e em 2007 adentrei o MTE como auditor-fiscal vindo do concurso de 2006. Sou médico do trabalho por formação.

    Não deixei de acompanhar a luta dos colegas peritos e vejo com muita tristeza o fim do sonho de uma carreira de Estado.

    Esta foi "vendida" de forma tão vil através de uma MP no apagar das luzes de 2009.Lamentável...

    Acho que a ANMP perdeu seu rumo mesmo, vejo com tristeza já que, tenho colegas peritos que estão completamente desiludidos com a carreira que tinha tudo para decolar e se tornou mais uma "carreirinha de peritinho de 6 horas", um "bico" que dentro de alguns anos vai se mostrar sem força alguma e perecer lentamente, de caquexia.O governo não tem respeito por carreiras que não sejam de Estado, guardem minha frase...

    Triste, de um começo grandioso em 2003/2004 a uma morte estúpida e non-sense em 2009/2010.

    Pobre ANMP...aqui jaz a perícia médica previdenciária...

    ResponderExcluir
  12. Entrei no bloq e comecei a ler e os temas avivaram a vontade de ter uma perícia de altíssima qualidade, com remuneração justa, temas os quais abracei, no início do movimento que redundou em grandes mudanças e na ANMP. Esqueci de agradecer, Eduardo, seu convite honroso pra participar dessas discussões, em tão boas companias. Tivemos divergências,devido ao tratamento dados aos SMP na época,mas o respeito nunca diminuiu E credito a Vc, como o maior responsável pelas conquistas que tivemos. Vamos aprender com a primeira experiência (ANMP) e tentar separar o joio do trigo, para conseguirmos crescer mais ainda, sempre bem acompanhados. Obrigado pelo convite. É um prazer participar de um grupo, que pelas opiniões emitidas, mostra-se de alto nível.
    Júlio Antônio Vieira
    Supervisor Médico Peicial, ainda na 9ª. JR/CRPS-Juiz de Fora-MG

    ResponderExcluir

Comentário livre. Os comentaristas devem se identificar e se responsabilizar pelos conteúdos postados.