O amigo Adriano me enviou uma notícia do Correio Braziliense que sugeriu fosse comentada aqui. O tema é a cobrança/dispensa de ponto eletrônico no Senado Federal. Naturalmente o que ele pretende é um paralelismo com o tratamento draconiano dado aos peritos pelo INSS.
Quem ler a matéria perceberá que o objetivo do jornalista é por em questão a real intenção moralizadora do Senado.
Tudo parte de um pressuposto altamente questionável: quem bate ponto é sério; quem não bate é porque pretende burlar o patrão. Naturalmente, quem tem horário marcado para compromissos, como perícias, tem a obrigação de chegar na hora. Se há uma reunião, mesma coisa. Os compromissos inerentes a cada cargo ou função são o que deveriam determinar como o servidor deve-se portar.
Servidores de alto nível, alta qualificação, devem ser respeitados e valorizados por sua qualificação e não tratados como irresponsáveis desqualificados, a quem até caberia o rigor de capataz. Se há os que agem em desconformidade com suas responsabilidades, eles devem ser tratados como casos individualizados, mas, por incapacidade de gestão ou medo de nominar pessoas, o mais comum são medidas gerais para resolver problemas específicos, um grave erro. Às vezes não é nem uma coisa nem outra, é a forma de uma chefia menos qualificada que os chefiados demonstrar poder de jugo.
PETISTA NO GOVERNO BOLSONARO - INSS
Há 5 anos
Realmente existe os dois lados da moeda, as empresas que investiram na aquisição de equipamentos e as fabricas que investiram em projetos, desenvolvimentos e produção de equipamentos de ponto.
ResponderExcluirA questão é, embora pareça ser ruim para as empresas elas também ficarão livres de causas trabalhistas indevidas, e os funcionarios por sua vez poderão ter em mãos um comprovante de sua marcação que hoje não existe assim tendo que confiar “cegamente” que o espelho de ponto esta correto! Trabalho numa empresa fabricante de relogio de ponto, não preciso fazer propaganda aqui mesmo porque o blog não foi criado para isso, mas ja temos o REP sendo homologado e a previsão de entrega é para março ou abril!