domingo, 6 de dezembro de 2009

É hora de solução

Chega de mortes! Chega de briguinhas via imprensa! Chega de cabo-de-guerra, ofensas e retaliações! Perícia Médica é uma carreira antipática, nega pretensões que julga indevidas, opõe-se a investidas políticas e não acredita que todos que procuram o INSS sejam honestos apenas porque pedem amparo da coletividade. Mesmo antipática perante a população em geral, não pode ser vista como tal por todos e, muito menos, pelo Estado, a que serve! 


Ninguém se sente bem ao ter que se submeter a um servidor público com poder de acreditar ou não nele, a reconhecer ou não o que alega ser de direito. É hora de se  ver a realidade de frente! Perícia não é um ato médico convencional! O INSS não tem compreensão disto! O MPS não assume claramente o papel de seus peritos perante a população! Perícia não é um serviço como assistência social e reabilitação profissional, pois não é voltada para o interesse do periciado! Perícia médica é voltada para a produção de laudos fidedignos, comprometidos com a verdade e a justiça!


Enquanto não se compreender e se assumir que assim é, todos permanecerão perdendo uma disputa que jamais terá vencedores!


Se quiserem, acabem com as perícias e concedam benefícios com recursos coletivos para quem simplesmente o desejar! Acabem com as normas e leis! Façamos um MST diferente: todos que puderem, invadam o INSS e se apossem do quanto puderem! Mas, se vão manter as normas e a legalidade, respeitem quem as aplica!


Chega de desrespeito que se revela nas relações autoritárias, nas exigências descabidas, na discriminação salarial com relação a outras carreiras inexplicavelmente valorizadas! Chega de expor pessoas à ira de quem não compreende ou não quer compreender o papel legal de um perito previdenciário! 


Senhor Valdir Simão, você que tem o poder do Estado para encerrar o conflito, conduza um debate com o Governo para que a perícia seja repensada, revalorizada e reposicionada no aparelho do Estado. Não dá mais para suportar!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo manifesto contundente e verdadeiro, embora triste.É muito difícil suportar tanto enxovalho.Sinto-me transbordando insatisfação pelo reconhecimento que nos negam.Falta seriedade aos nossos governantes e, por vezes, a desesperança em um futuro melhor nos atinge doloridamente.

    Luciana Coiro

    ResponderExcluir
  2. Eduardo,concordo, plenamente, que o "timing" da negociação já está muito atrasado.
    A visão arcaica e míope de que o perito previdenciário é "inimigo" do trabalhador, cultivada por várias centrais sindicais, precisa ser desmistificada e exorcizada.
    Somos "amigos" da legalidade e da técnica, honrando o patrimônio do trabalhador brasileiro.
    Dr Valdir, it's time to act.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito caríssimo Dr Eduardo.Esta indignação precisa alastrar-se entre nós qual fogo no palheiro!Antes que mais mortes aconteçam, antes que mais doentes,entre nós, apareçam.Antes que o desmonte total aconteça.Fale cada vez mais alto! Conte conosco colega.Vc é um privilegiado por contar com tão especial visão e capacidade de ver e indignar-se por todos nós.

    ResponderExcluir

Comentário livre. Os comentaristas devem se identificar e se responsabilizar pelos conteúdos postados.