segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Só o trabalho articulado traz resultados

Cada ação precisa ter um objetivo imediato e uma expectativa de efeito futuro, de modo a contribuir para pavimentar uma estrada sem ajuda do PAC. Ações aparentemente isoladas, mas que estejam articuladas com idéias coerentes e convergentes são o que pode levar um grupo à vitória.
Uma saraivada de queixas que não exprimem um objetivo, uma pretensão única que, atendida, contemplaria as outras, é tão insensata e inútil como espernear, e é feio gente grande espernear.

Ressalvo que não sou autoridade em nada, mas já vivenciei o que escrevo, portanto não são palavras vazias. Referir-me a meus feitos, frutos do esforço, não é auto-promoção nem é admirar em mim algo que pretenda inspirar nos outros. Sei rir de mim, o que é o primeiro remédio contra a vaidade. Não quero a admiração dos senhores leitores, quero suas reflexões e, quem sabe, ações.

Se me orgulho daquilo que faço, esse é um sentimento legítimo do próprio valor, mas não esqueço Espinosa que escreveu que o orgulho consiste em ter de si, por amor, uma opinião melhor que a devida. Eu me orgulho de ser perito e crer no Estado e na justiça, me orgulho do que ajudei a construir e, algumas vezes, me sinto um tolo e me penitencio por isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário livre. Os comentaristas devem se identificar e se responsabilizar pelos conteúdos postados.